Pavilion - Blog

Blog


Blog



Compartilhamento de bicicletas via GPS em São Paulo

24/09/2018

O Compartilhamento de bicicletas tem se tornado cada vez mais popular em diversas cidades brasileiras. Em São Paulo, o modelo da Yellow disponibilizou 20 mil bikes com tecnologia inovadora, sem a necessidade de retirada e devolução em estações fixas. Este modelo é chamado de sem estação (“dockless) já é utilizado em várias cidades asiáticas e europeias. O serviço entrou em operação no dia 2 de agosto, no qual as bicicletas funcionam com monitoramento via GPS através de chips da Vodafone Brasil, que permitem a localização e a conectividade das mesmas por meio do aplicativo.

Continue lendo


Grimshaw cria micro casa para enfrentar crise habitacional na Austrália

24/09/2018

O Grimshaw Architects projetou uma pequena casa pré-fabricada para lidar com a crise habitacional da Austrália. Criado para arrecadar dinheiro para a organização sem fins lucrativos, a Kids Under Cover que trabalha para evitar a falta de moradia dos jovens, o projeto The Peak é uma casa compacta de 35 m², sustentável e acessível e construída para abrigar um quarto, uma cozinha, um banheiro e uma sala de estar.

Continue lendo



Robert Venturi morre aos 93 anos

21/09/2018

Robert Venturi, amplamente reconhecido como um dos mais importantes teóricos pós-modernos e ícone da arquitetura americana, faleceu nesta quarta-feira aos 93 anos. Por meio do trabalho construído, produção acadêmica e textos escritos, Venturi e sua mulher Scott Brown ajudaram a desenvolver um movimento na arquitetura que rompeu a preponderância do modernismo que prevaleceu durante grande parte do século XX.

Continue lendo


NEOM: a megacidade futurística na Arábia Saudita

19/09/2018

O projeto NEOM, como foi batizado, é um megaprojeto promovido pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita Mohammed bin Salman. Ele foi apresentado em outubro de 2017 e causou euforia, mas a previsão para a finalização é em 2025.  Com custo estimado em US$ 500 bilhões, a cidade futurística será 33 vezes maior do que a cidade de New York.

Continue lendo



Chineses constroem prédio com maior cascata artificial do mundo

18/09/2018

O hotel que fica no edifício Lieban International Plaza, localizado na cidade de Guiyang na China, apostou em uma arquitetura inusitada e lúdica para se diferenciar das outras construções da cidade. A construtora Guizhou Ludiya Property Management criou a maior cascata artificial do mundo, com uma queda de 108m. A água funciona como uma cortina branca fluindo na lateral do prédio e foi projetada para ser um ponto turístico local.

Continue lendo


Startup brasileira cria casa sustentável pré-fabricada

17/09/2018

Tendo a sustentabilidade como parte integral de tudo que realiza, a SysHaus cria casas pré-fabricadas feitas com peças de materiais reciclados, como alumínio e MDF. Esse sistema garante que o tempo de montagem do imóvel seja menor que o das construções padrões brasileiras. Ao todo são seis meses para que uma casa padrão fique pronta, três meses de fabricação e outros três de montagem.

Continue lendo


Quando a arquitetura e a moda se encontram

17/09/2018

A arquitetura e a moda possuem mais coisas em comum do que imaginamos. Conceitos como forma, tecnologia, funcionalidade, tendências, texturas e materiais adentram os dois mundos e os aproximam. Como já disse Coco Chanel, uma das estilistas mais renomadas de todos os tempos, “a moda é arquitetura, é só uma questão de proporção”. Coco buscava inspiração para as suas criações em obras arquitetônicas, como nas de Le Corbusier.  Assim como ela, Yves Saint Laurent também se inspirou na arquitetura e utilizou princípios da Bauhaus, evidenciado em suas peças de formas puras e linhas retas.

Continue lendo


Brasileiros concorrem ao prêmio RIBA de melhor edifício do mundo

14/09/2018

O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) anunciou a lista de finalistas na disputa pelo Prêmio Internacional RIBA 2018. O prêmio é aberto a qualquer arquiteto qualificado e busca nomear o edifício mais inspirador e significativo do mundo. Os critérios para consideração incluem a demonstração de primazia em desenho, intenção arquitetônica e impacto social significativo.

Continue lendo



IMS Paulista

por Andrade Morettin Arquitetos



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27


Newsletter