Pavilion - Blog

Blog


Blog



Palácio Capanema sediará 27º Congresso Mundial de Arquitetos

03/10/2018

O Palácio Gustavo Capanema servirá, oficialmente, como uma das instalações do 27º Congresso Mundial de Arquiteto – UIA 2020 Rio. O local será um dos principais pontos de visitação dos cerca de 15 mil congressistas que desembarcarão na cidade em 2020, uma vez que o edifício é reconhecido no Brasil, como patrimônio histórico nacional, e internacionalmente como um dos grandes exemplares da arquitetura moderna. O termo de autorização de uso do edifício foi assinado dia 20 de setembro, durante evento de entrega das obras de restauração das fachadas do mesmo, com a presença de alguns dos representantes de órgãos como Iphan, IAB, UIA, CAU/BR, CAU/RJ e CAU/SP.

Continue lendo


Aberta a primeira consulta pública para PIU Arco Pinheiros em São Paulo

03/10/2018

Foi lançada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SP-Urbanismo, a primeira consulta pública para o Projeto de Intervenção Urbana Arco Pinheiros (PIU-ACP). A consulta está disponível no portal Gestão Urbana até amanhã e apresenta o diagnóstico socio territorial e o programa de interesse público do projeto.

Continue lendo


Exemplos paulistas de como valorizar as empenas

02/10/2018

O termo empena, em arquitetura, designa qualquer parede lateral de um edifício, especialmente a que se encontra na divisa do terreno. Se essa face externa da edificação não possuir aberturas para iluminação e ventilação ela é considerada uma empena cega e por ventura acaba criando um paredão que funciona como uma barreira física frente a cidade.  O impacto negativo na paisagem urbana é mais que evidente. Algo tão degradante entra como um dos maiores problemas da arquitetura e urbanismo brasileiros, que estão cheios de projetos que não se preocupam com o entorno onde estão inseridos.

Continue lendo


Duas casas de Paulo Mendes da Rocha

02/10/2018

Tangente com a mostra “Infinito Vão - 90 Anos de Arquitetura Brasileira”, na ultima sexta-feira, 28 de setembro, a Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, Portugal, inaugurou a exposição “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha”.

Continue lendo


Painel cimentício 3D pode proteger casas contra desastres naturais

01/10/2018

De acordo com a CNBC, existe um material de construção que pode manter as casas intactas durante furacões, terremotos, tornados e incêndios. E embora seja amplamente utilizado em todo o mundo, os EUA são retardatários na adoção desta técnica de construção. Uma empresa fabricante de materiais a Re-Structure Group (RSG 3-D) está tentando mudar isso trazendo uma técnica conhecida como painel sanduíche cimentício 3D. Projetados para a produção em massa, o material é fabricado como um sistema de construção sustentável e resiliente que visa reformular o mercado imobiliário norte-americano.

Continue lendo


Documentário retrata a história do renomado paisagista do século XX: Roberto Burle Marx

01/10/2018

O documentário “filme paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx” estreia nos cinemas dia 15 de novembro mostrando toda a contribuição do paisagista brasileiro à flora nacional. Dirigido e escrito por João Vargas Penna, o filme é um passeio pela arte e tralho de Roberto Burle Marx somado a uma exploração da personalidade do paisagista, que possuía muitas facetas não conhecidas pelo grande público, que também era pintor, cozinheiro e cantor.

Continue lendo


Exposição Corpo de Prova

01/10/2018

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia inaugura dia 7 de outubro, em sua área externa, a exposição “Corpo de Prova”, da artista Marcia Pastore. Ela apresenta uma obra criada com materiais e elementos usados na construção civil, ocupando com as instalações os 60 metros do vão formado pela marquise do edifício construído pelo vencedor do Prêmio Pritzker, Paulo Mendes da Rocha.

Continue lendo


Nicholas Grimshaw é o vencedor do RIBA Gold Medal 2019

28/09/2018

Nicholas Grimshaw foi premiado com a Medalha de Ouro de 2019 pelo Royal Institute of British Architects. O arquiteto possui grande relevância na arquitetura britânica, tendo desenvolvido um papel de destaque por mais de meio século. Ele é conhecido por vários edifícios modernistas, e entre suas obras mais famosas estão a estação ferroviária Waterloo International de Londres e o Eden Project em Cornwall.

Continue lendo


Exposição em Portugal retrata 90 anos de arquitetura brasileira

28/09/2018

Provavelmente a maior exposição dedicada a arquitetura brasileira realizada fora do país é inaugurada na Casa da Arquitectura em Matosinhos - Portugal. A exposição Infinito vão, é a primeira iniciativa a nascer a partir do arquivo permanente da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. O trabalho começou a dois anos, com base na decisão da instituição de constituir um acervo próprio através da formação de diversas coleções. O Centro Português de Arquitetura ainda apresenta a exposição “Duas Casas”, de Paulo Mendes da Rocha, na qual serão exibidas as Casas Gerassi e Casa da Rua do Quelhas, em Lisboa, que foi desenhada em coautoria com arquiteta portuguesa Inês Lobo.

Continue lendo




Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27



Edifício Arapiraca

por Triptyque Architecture


Newsletter