Toronto cria parque sob elevado

Toronto cria parque sob elevado

01/04/2019

Um novo parque urbano foi construído sob o complexo de viadutos de uma via expressa em Toronto, no Canadá. A iniciativa intervém no espaço abaixo da estrutura de concreto que sustentam a rodovia Gardiner Expressway, que liga o centro aos subúrbios à oeste, margeando o lago Ontário. 

O parque foi finalizado em agosto de 2018 e articula sete bairros ao longo de seus 1,75 quilômetros de extensão. A nova conexão verde atribui vias generosa para os pedestres e ciclistas.

O sistema de colunas que sustentam a estrada são chamados de “bents”, e a estrada acaba se comportando como uma marquise que varia entorno dos 15 metros de largura, com disposições variadas dos apoios. Batizado de The Bentway, o parque explora a capacidade adaptativa dos elementos arquitetônicos existentes para orientação dos programas pensados. 

Um longo caminho acompanha a topografia natural do terreno, conduzindo suas diferentes atividades entre os pilares. Um afiteatro ao ar livre para 250 pessoas marca o inicío do percurso. Também integram as atrações uma pista de skate, estruturas recreativas, acomodação para mercados, arte pública, festivais e eventos públicos. A próxima fase do projeto contará com uma passarela, feita a partir de madeira laminada, que oferecerá uma rota segura para o acesso a partir de uma das principais avenidas que cruzam o elevado.

(Foto: Nic Lehoux)

(Foto: Nic Lehoux)

Todas as infraestruturas técnicas de apoio estão instaladas nos próprios pilares, isto é, a rede de iluminação, sinalização e a captação das águas fluviais da estrada. Além disso, as colunas são usadas como marcadores para referenciar o usuário do parque: números que eram usados para a manutenção da via foram adotados, sendo reinterpretados pela nova comunicação visual, estampada nos pilares.

A proposta da intervenção e do paisagismo foi criada pela empresa Public Work em 2015, com a consultoria de design da Greenberg Consultants. O projeto foi financiado por uma parceria público-privada sem fins lucrativos entre a cidade de Toronto e agentes privados. A Bentway Conservancy foi criada para gerenciar e operar o parque, que integra uma série de projetos de arquitetura e urbanismo destinados a transformar Toronto nos próximos anos. A instituição também é um membro da High Line Network, uma rede internacional de projetos que transformam a infraestrutura esquecida em novas paisagens urbanas, que foi instigada pela High Line de Nova York.

(Foto: Nic Lehoux)

(Foto: Nic Lehoux)

(Foto: Nicola Betts)

(implantação)



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27



Casa de Fim de Semana

por spbr arquitetos


Newsletter