Sesc Guarulhos abre as portas

Sesc Guarulhos abre as portas

09/05/2019

Desenhado pelo escritório Dal Pian Arquitetos, o Sesc Guarulhos abre as portas no dia 11 de maio com uma ampla programação de inauguração (veja em www.sescsp.org.br/Guarulhos). Trata-se da 44a unidade paulista do Sesc-SP e a primeira cujo projeto arquitetônico foi escolhido através de concurso, realizado em 2009. 

O complexo programa está distribuído em dois blocos paralelos em torno de um vazio central, que se estende por três pisos. Este átrio configura uma grande praça de convivência que concentra e articula os fluxos. Um conjunto de rampas organiza as circulações, distribuída por circulações abertas voltados para o vazio. O átrio é iluminado por uma cobertura de vidro, com brises reguláveis.

Para Renato Dal Pian, sócio do escritório com Lilian Dal Pian, o vazio só existe em contraponto com o construído. “Um deserto não é um vazio: é um deserto”, ele explica. O autor contou que o espaço vazio é uma área de encontro e convívio. Lilian, por sua vez, relata que as transparências internas do programa ajuda o usuário a ter contato visual com a multiplicidade de eventos que ocorrem no prédio, desde a utilização das salas mais próximas, até os exercícios das quadras e piscinas. “Vamos ver como vai funcionar. Agora é que o prédio irá ganhar vida e só assim o projeto faz sentido para nós”, ele pondera.

Com 34.200 metros quadrados de área construída, o complexo abriga as atividades oferecidas pela instituição – incluindo lazer, saúde, esporte e cultura. Entre os destaques, estão o teatro de 349 lugares, e os centros de música e de educação ambiental. É a primeira unidade da cidade, o segundo município mais populoso do estado. O complexo cultural e esportivo será um ponto de encontro dos moradores da região e servirá como ferramenta para promover a convivência e o diálogo das cidades vizinhas.

 

(Foto: Fernando Serapião)

(Foto:Thiago Simbol)

(Foto: Thiago Simbol)

(Foto: Thiago Simbol)

(Foto: Thiago Simbol)

(Foto: Thiago Simbol)

(Foto: Thiago Simbol)

(Dal Pian Arquitetos)



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27



Edifício Arapiraca

por Triptyque Architecture


Newsletter