Residência no norte de Portugal

Residência no norte de Portugal

13/03/2019

Esta residência, projetada pelo escritório Guilherme Vaz Arquitetura, foi construída em Afife, município litorâneo no extremo norte de Portugal, quase na divisa com a Espanha. Localizado em um terreno próximo ao mar, a casa é recuada da rua, seguindo a característica de implantação de uma capela vizinha. Segundo o arquiteto, a construção pré-existente influenciou na morfologia de seu projeto, respeitando a topografia natural.

Sua forma abstrata chama a atenção em meio as construções rurais do entorno. As dimensões da casa foram definidas obedecendo a topografia declive do terreno, que desce em direção ao mar, ou seja, para o fundo do lote. Com 8,6 metros de largura, a forma quadrada foi replicada na piscina.

Quando não está ocupada, ela se torna um volume branco e hermético. Ao se abrir as portas e janelas de tamanhos variados, a casa revela a madeira que marca o seu interior. A fachada sul (voltada para a capela) surge de forma distinta, com a face interna das janelas pintadas de dourado, em alusão as pinturas religiosas da antiguidade.

A casa de planta é quadrada e seu interior é dividido em meios andares. A entrada principal acessa o primeiro pavimento, andar em que estão a sala de jantar e a cozinha. A sala de estar está meio nível abaixo e os quatro, meio piso acima. A escada também acessa o terraço da cobertura, revestido por cerâmicas brancas. 

(Fotos: José Campos)

(Fotos: José Campos)

(Fotos: José Campos)

(Fotos: José Campos)

(Fotos: José Campos)

(Fotos: José Campos)

(Fotos: José Campos)



Habitação de Interesse Social

por Bete França e Maria Teresa



Studio SC

por Studio MK27



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos


Newsletter