Residência na floresta projetada para rápida construção

Residência na floresta projetada para rápida construção

11/04/2019

Esta residência na floresta incorpora no seu design características que favorecem o descanso em seus ambientes. Planejada para ser implementada nas terras altas da parte ocidental de Massachusetts, a casa se destaca entre as árvores por seu telhado branco de formato piramidal. O escritório WOJR que desenvolveu o projeto, é um grupo de arquitetos baseados em Cambridge, Massachussets.

A organização da casa segue uma malha estrutural de nove quadrados constituída por vigas de madeira compensada, que por sua vez sustentam o telhado. Segundo o escritório, a estrutura também serve como ornamento espacial, tornando visível pelo interior da casa a composição de diferentes pés direitos criados pelo sistema. O projeto incluí dois quartos de repouso no pavimento superior, entre as vigas do telhado. Um deles é composto por uma rede tensionada com almofadas, que podem ser vistas pelo térreo. O outro configura um quarto para dois solteiros. Ambos os espaços podem ser acessados por escadas de marinheiros, e recebem iluminação zenital através de claraboias. A casa contém o total de quatro clarabóias de diâmetros variados.

A obra de 213 m2 foi planejada para ter uma construção rápida, simples e seca. Primeiro implementa-se o piso de concreto que dá lugar a oito paredes estruturais de alvenaria, junto com as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Posteriormente as vigas e o telhado são apoiadas nestas paredes. Na última etapa, a construção é prenchida com paredes internas e vedada com os vidros e outros materiais de fechamento. Desta maneira, atravéz da experimentação dos materiais, divisão dos espaços e formas, o projeto estimula a persepção do usuário atravéz das propriedades construtivas da obra.

(Imagem: D-render)

(Imagem: WORJ)

(Imagem: D-render)

(Imagem: D-render)

(Imagem: D-render)

(Imagem: D-render)

(Imagem: D-render)

(Imagem: D-render)

(Imagem: D-render)

(Planta térreo)

(Planta primeiro pavimento)

(Corte A)

(Corte B)



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27



Casa de Fim de Semana

por spbr arquitetos


Newsletter