Paraty inaugura cinema em antigo sobrado restaurado

Paraty inaugura cinema em antigo sobrado restaurado

25/04/2019

Um antigo sobrado tombado do centro de Paraty encontrava-se abandonado e em ruínas, carregando as marcas do tempo e de sucessivas intervenções não autorizadas pelo IPHAN. O edifício veio se deteriorando desde que, em meados dos anos 1970, deixou de abrigar o Cinema São Jorge.

Quem recebeu a missão de restaurar o prédio foi o escritório Arquipélago Arquitetos, que devolveu à construção sua antiga função de cinema, rebatizado de Cinema da Praça. 

Intervir em um edifício histórico é, invariavelmente, uma tarefa difícil. A nova obra deve ser capaz de respeitar, preservar e valorizar o patrimônio e a memória do lugar. Neste caso, os arquitetos fizeram uma intervenção que distingue claramente os novos elementos dos antigos. Eles compreenderam que um edifício sofre mudanças de uso ao longo da sua vida e, tendo isso como diretriz, projetaram um local flexível para se adaptar a diferentes necessidades.

Através da abertura de suas portas pivotantes, a sala de projeção multiuso pode se expandir completamente para o foyer e espaço expositivo. O foyer se liga diretamente à rua, tonando essa ampliação ainda mais evidente. Para permitir a maior aplitude possível do espaço interno, as áreas de serviço, apoio e infraestrutura foram concebidas de forma concentrada na lateral esquerda do edifício.

As instalações hidráulicas e elétricas aparentes expõem o funcionamento destes sistemas, evitando uma intervenção direta nas paredes e pisos do lugar na instalação ou em futuras manutenções. Um segundo andar é erguido em uma estrutura metálica independente das paredes existentes. Ele abriga uma sala multiuso, sala de leitura, cabine de projeção, administração, banheiro, área de funcionários, área técnica e uma passarela de manutenção luminotécnica sobre o palco.

 

(foto: Pedro Napolitano Prata)

(foto: Pedro Napolitano Prata)

 

(foto: Pedro Napolitano Prata)

(foto: Pedro Napolitano Prata)

 

(foto: Pedro Napolitano Prata)

(foto: Pedro Napolitano Prata)

(imagem: Aquipélago Arquitetos)

(imagem: Aquipélago Arquitetos)(imagem: Aquipélago Arquitetos)

(imagem: Aquipélago Arquitetos)

(vídeo: Pedro Napolitano Prata)



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Casa de Fim de Semana

por spbr arquitetos



Edifício Arapiraca

por Triptyque Architecture


Newsletter