OIIO Studio propõe edifício mais longo do mundo para Nova York

OIIO Studio propõe edifício mais longo do mundo para Nova York

17/04/2019

Nova York é muito conhecida por ser uma das cidades mais adensadas do mundo, e por seus edifícios icônicos. Alguns deles estão entre os mais altos do mundo, como o Empire State Building, o Chrysler Building e o Rockefeller Plaza.

O crescimento vertical de Manhattan começou no início do século XX, e só foi possível com o surgimento de novas tecnologias como elevadores de grande alcance e estruturas de aço.

O escritório de arquitetura nova-iorquino, OIIO Studio, propôs um novo arranha-céu para o skyline da cidade: The Big Bend (em tradução livre: A Grande Curva). O arquiteto Ioannis Oikonomou teve a ideia do projeto quando soube sobre um novo modelo de elevador capaz de alternar entre movimentos horizontais e verticais. O edifício, que ainda não tem a construção certa, teria o formado de “U” invertido e os elevadores circulariam de forma contínua de uma ponta a outra.

O pórtico seria implantado próximo ao Central Park, na 57th Street, criando um novo marco visual na cidade ao se destacar pelo formato inesperado. O arquiteto não ambiciona construir o edifício mais alto do mundo, que chegaria a 600 metros de altura (atualmente, o mais alto possui 828 m, e está localizado em Dubai). A sua pretensão é erguer o mais longo, que, contabilizando a sua extensão total, somará 1230 metros de comprimento.

A proposta é utilizar dois lotes adjacentes a um edifício pré-existente, que não possuem ligação entre si. A construção irá se sobrepor ao prédio central com uma altura tão maior que não trará a impressão de cruzá-lo por cima. A nova forma promove uma discussão sobre o que seria realmente o lote de um edifício, uma vez que o mesmo se utiliza do espaço aéreo de um lote que não é o seu.

(imagem: Ioannis Oikonomou - OIIO Architecture Studio)(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​

(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​​​​​​​​(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​

(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​

(imagem: Ioannis Oikonomou​​​​​​​ - OIIO Architecture​​​​​​​ Studio)​​​​​​​

 



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27



Casa de Fim de Semana

por spbr arquitetos


Newsletter