Novo campus de medicina em Piracicaba

Novo campus de medicina em Piracicaba

18/04/2019

Após um ano do lançamento da sede da KAAN Architecten em São Paulo, o escritório Holandês apresenta duas novas unidades da Universidade Anhembi Morumbi no interior de São Paulo, em São José dos Campos e Piracicaba. O projeto de Piracicaba, finalizado em 2018, está implantado em um morro na parte sul da cidade, atribuindo ao campus de medicina uma posição marcante no contexto da paisagem da cidade.

Os programas de salas de aula, laboratórios, biblioteca, áreas administrativas e cafeteria são distribuídos em dois andares e posicionados ao longo do prédio nas laterais dos pisos. Desta forma, aproveita os planos de vidro para entrada de luz natural nas fachadas. Todas as atividades estão voltadas para um núcleo social conformado por corredores e aberturas na laje. Os acessos organizados por escadas, localizadas nos vãos com pé direitos duplos, também se beneficiam da luz natural proveniente das claraboias dispostas entre as vigas da cobertura.

O prédio foi construído com um sistema pré-fabricado de pilares e vigas de concreto armado, seguindo uma malha estrutural rígida, repetida a cada 1,5 metros. A repetição dos elementos consrutivos cria uma identidade visual marcante. Nas fachadas, a aplicação das 160 colunas atendem à necessidade de sombreamento, além de permitir o envidraçameno livre.

(Fotos: Fran Parente)

(Fotos: Fran Parente)

(Fotos: Fran Parente)

(Planta Térreo)

(Planta pavimento superior)

(Fotos: Fran Parente)

(Fotos: Fran Parente)

(Fotos: Fran Parente)



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27



Edifício Arapiraca

por Triptyque Architecture


Newsletter