Nova galeria conecta museus em Berlim

Nova galeria conecta museus em Berlim

29/01/2019

Inaugurada no início de 2019, a Galeria James Simon foi criada pelo inglês David Chipperfield para funcionar como nova entrada do conjunto de edifícios culturais localizados na ilha dos museus, em Berlim. A galeria é mais uma etapa da implantação do plano diretor do complexo cultural criado em 1999 por Chipperfield. 

A nova construção criou uma conexão física acima do solo com o Museu Pergamon e o conecta através do Passeio Arqueológico, ao nível do subsolo, com o Neues Museum, o Altes Museum e o Bode Museum.

Sua linguagem arquitetônica adota elementos presentes nos edifícios do entorno. O novo prédio foi revestido por placas de agregados de pedra natural, conformando uma superfície lisa e branca. Desta maneira, o novo volume possui uma composição neutra em relação as pedras calcárias e de arenito nas fachadas dos museus vizinhos. Além disso, outros componentes arquitetônicos, como colunatas e escadarias ao ar livre, aludem as construções históricas da ilha e criam uma espécie de acrópole cultural com um novo pátio entre os museus. Em contrapartida ao tom claro do exterior, nos novos espaços internos prevalecerá o concreto moldado in loco.

Com a nova construção, os visitantes acessam diretamente o espaço principal de exposições do Museu de Pergamon. A entrada nova também criou um terraço entre colunas com vista para rio Spree. No piso de entrada, está ainda um café e a loja do museu. No subsolo há um auditório e espaços para exposições transitórias. A galeria foi batizada com o nome de James Simon, que doou sua coleção para a cidade no início do século 20.

(Fotos: Ute Zscharnt)

(Fotos: Ute Zscharnt)

(Fotos: Ute Zscharnt)(Fotos: Ute Zscharnt)

(Fotos: Ute Zscharnt)



IMS Paulista

por Andrade Morettin Arquitetos



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27


Newsletter