Exposições celebram Warchavchik

Exposições celebram Warchavchik

03/05/2019

Duas exposições simultâneas montadas em São Paulo ­– no Itaú Cultural e no Museu Lasar Segall – abordam a obra de Gregori Warchavchik, pioneiro da arquitetura moderna no Brasil. O imigrante ucraniano, ele estudou arquitetura em Roma e chegou a São Paulo em 1923, momento em que o ecletismo dominava a cena arquitetônica. Warchavchik construiu, entre 1927 e 1928, a primeira casa moderna do país, na rua Santa Cruz, no Vila Mariana, com conceitos arquitetônicos trazidos da Europa. Conhecido hoje como Parque da Casa Modernista, o imóvel foi tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1980 após pressão dos vizinhos, que impediram sua demolição para a construção de um empreendimento imobiliário.

A trajetória do arquiteto é apresentada na exposição do Itaú Cultural, com fotografias, textos e desenhos originais. Além da casa na rua Santa Cruz, ele esteve envolvido em diversas outras obras em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os projetos criaram uma ruptura dos padrões formais e influenciaram novas gerações.

Já no Museu Lasar Segall, na Vila Mariana, a mostra apresenta referências mais intimistas, revelando a relação entre as famílias Klabin, Segall e Warchavchik através de fotografias tiradas pelo próprio arquiteto.

As exposições também propõe que os visitantes realizem trajetos arquitetônicos para conhecer outras casas desenhadas pelo arquiteto, tanto na Vila Mariana quanto no Pacaembu.

 

O que? Ocupação Gregori Warchavchik

Onde? Itaú Cultural (av. Paulista, 149) e Museu Lasar Segall (rua Berta, 111)

Até quando? Dia 23 de junho.

Quanto? Entrada gratuita

 

(Gregori Warchavchik, em 1971, na Casa da Rua Santa Cruz - Foto: Boris Kossoy/Acervo Pessoal)

(Casa da rua Itápolis - Foto: Autor Desconhecido/Coleção Gregori Warchavchik)

(Jardim da Casa da rua Bahia, com padrão geométrico criado por Mina Klabin - Foto: Autor Desconhecido/Coleção Gregori Warchavchik)

(Percurso para a vista de casas de Warchavchik)



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27



Edifício Arapiraca

por Triptyque Architecture


Newsletter