Estúdio inglês cria sistema para autoconstrução

Estúdio inglês cria sistema para autoconstrução

31/05/2019

Sediado em Londres, o Studio Bark revela sua primeira "casa U-Build",  uma casa de dois andares construída pelos próprios clientes e por uma equipe de estudantes de arquitetura a partir um kit de peças cortadas sob medida. O estúdio  desenvolveu um sistema construtivo usando caixas de madeira, batizado como U-build, algo como “construa você mesmo”. Trata-se de um método similar ao wood frame, diferenciado por focar a autoconstrução. As embalagens modulares são feitas com placas de madeira compensada e, graças ao corte preciso das maquinas CNC, são fiéis ao desenho, minimizando o desperdício de peças.

A simplicidade dos módulos permitem a montagem manual com o auxílio de furadeiras, que as fixam com pregos e parafusos, dispensando a necessidade de caminhões, guindastes ou armazéns. Concluida na metade de 2018, a primeira experiência foi batizada de Box House (Casa Caixa) e levou cerca de 100 horas para ser finalizada. Seus 95 metros quadrados estão distribuídos em dois andares e contém salas de estar e jantar, cozinha, dois quartos e banheiro.

As paredes estruturais são compostas pelas caixas modulares. Depois de erguidas, as faces externas receberam um tratamento termoacústico, com folhas de lã de rocha e ripas de madeira carbonizada. Para o andar superior e a cobertura, o sistema trabalha como se fosse uma laje nervurada. Além do uso na estrutura e no acabamento interno, a madeira também foi adotada no mobiliário fixo, como bancada e estantes.

(Foto: Studio Bark)

(Foto: Studio Bark)

(Foto: Studio Bark)

(Foto: Studio Bark)

(Foto: Studio Bark)

(Foto: Studio Bark)

(Foto: Studio Bark)

(Foto: Studio Bark)



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Casa de Fim de Semana

por spbr arquitetos



Edifício Arapiraca

por Triptyque Architecture


Newsletter