Diferentes tipologias em habitação social na França

Diferentes tipologias em habitação social na França

28/05/2019

Localizado em Paris, este conjunto habitacional de interesse social agrupa 71 unidades. O projeto, criado em parceria pelos escritórios MAO Architectes e JTB Architecture, possui quatro blocos com duas linguagens distintas, que refletem as duas tipologias de unidades: junto à esquina e em sua diagonal foi implantado os blocos com seis andares, com apartamentos de um piso, e no restante do conjunto há dois volumes de quatro pisos, que abrigam apartamentos dúplex.

O conforto térmico, no verão e inverno, foi determinante na implantação: ocupando a periferia do lote, os quatro volumes conformam um jardim central que contribui para a insolação das unidades. Dependendo do andar do apartamento, para aumentar a disposição da luz do dia e enquadrar a paisagem urbana, as janelas tem aberturas verticais ou horizontais.

As unidades, que variam de um a três quartos, apresentam diferentes orientações. Quase todos ambientes possuem sacadas ou balcões, voltadas para a rua ou para o pátio central.

Além disso, o conjunto propõe estender o espaços públicos até o jardim central, privado. Os acessos se dividem por três ruas diferentes. Os espaços compartilhados, como salões comunitários, bicicletário, hortas e decks, ocupam o térreo.

(Foto: Luc Boegly)

(Foto: Luc Boegly)

 

(Foto: Luc Boegly)

(Foto: Luc Boegly)

(Foto: Luc Boegly)

(Foto: Luc Boegly)

(Foto: Luc Boegly)

 

(Vista 61 Avenue Henri Barbusse)

(Planta térreo)

(Planta 1 paviemento)

(Planta 5 pavimento)

(Planta duplex)

 

 



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Casa de Fim de Semana

por spbr arquitetos



Edifício Arapiraca

por Triptyque Architecture


Newsletter