Com casa e comércio, construção de uso misto tem baixo orçamento

Com casa e comércio, construção de uso misto tem baixo orçamento

14/06/2019

Desenhado pelo Dosa Studio, a Casa Palmas fica situada junto ao centro histórico de Texcoco, uma antiga cidade-estado asteca localizada a 25 quilômetros da Cidade do México. O projeto, de baixo orçamento, foi desenvolvido através de um trabalho colaborativo entre o escritório de arquitetura e três empresas de materiais de construção comprometidas em atender demandas sociais.

O projeto possui estrutura de concreto armado, lajes pré-moldadas de cerâmica e alvenaria de tijolos, que apresenta bom desempenho térmico.

A casa possui dois pisos, divididos em sala e cozinha no térreo e três dormitórios, iluminados por claraboia, no piso superior. Além do programa residencial, a construção possui uma sala comercial com banheiro. O programa de uso misto ajuda a contribuir na economia familiar e funciona independente do restante da construção.

A construção, com volumetria única implantada no centro do terreno, definem dois pátios externos. O primeiro configura um jardim de pedras e é utilizada como acesso principal. O segundo pátio é destinado a lavanderia e garagem.

(fotos: Onnis Luque)



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Casa de Fim de Semana

por spbr arquitetos



Edifício Arapiraca

por Triptyque Architecture


Newsletter